ERVILHA TORTA, AMIGA DA SUA SAÚDE!
- Andréia Pacheco
- 16 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

Cultivada há milhares de anos, e tendo sua origem incerta entre a Ásia Central e o Oriente Médio ajudou a fortalecer e ampliar a agricultura pela Europa, de sabor agradável, de fácil preparo as suas variedades se disseminaram pelo mundo passando a ser conhecida também como Ervilha de Cavaca, Ervilha Tsuruga ou Ervilha Torta de Flor Roxa, da família das leguminosas essa ervilha é um vegetal rico em vitaminas do complexo B, contém propriedades analgésicas e ainda estabiliza os níveis de açúcar no sangue.
A ervilha torta é caracterizada por ser uma vagem que pode ser consumida mesmo após passar do ponto de maturação, com comprimento de 3 a 7 centímetros e sabor mais doce e suave quando comparada à ervilha enlatada que a maioria das pessoas consome e acabam não gostando, pois são encharcadas de sódio e cozidas ao extremo perdendo suas propriedades, tornando-as sem sabor e indigestas.
Devemos sempre consumir produtos in natura, e quanto mais frescos melhor! Pois são cheios de energia viva, de aminoácidos, vitaminas e minerais, comparando aos enlatados.
A vantagem dessa leguminosa é que ela é muito versátil, e pode ser integralmente consumida, e de diversas formas: in natura, cozida, grelhada, ao vapor e até assada. Seu sabor doce e suave se intensifica de acordo com o tipo de preparo, enriquece e colore o prato.
A ervilha torta é repleta de fibras insolúveis, que auxiliam ao bom funcionamento do intestino, regulam a liberação de insulinas, é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes e com potente ação anti-inflamatória.
Dentre as vitaminas e minerais presentes nessa leguminosa os principais são: vitamina C, fibras, ferro, zinco. A junção destas propriedades faz com que o legume tenha ação anti-inflamatória, antioxidante, diminui a pressão arterial e reduz o colesterol, vitamina k, manganês, vitamina C, fibras insolúveis, vitamina A, vitamina B1, Vitamina B6, vitamina B3, ferro, zinco. Tudo isso aliado a grande quantidade de polinutrientes poderosos como betacaroteno, flavonoides e ômega 3 e 6 presentes nos alimentos de coloração verde-escura.
Os benefícios para a saúde incluem:
Ação antioxidantes
Ação anti-inflamatória
Estabiliza os níveis de açúcar no sangue (prevenção de diabetes)
Prevenção de câncer de estômago
Prevenção de doenças cardiovasculares
Excelente fonte de nutrientes para gestantes e lactantes
Um jeito muito interessante de consumi-la é em forma de salada, segue receitinha:
Ingredientes:
300g de ervilhas tortas (pré cozidas e drenadas) 2 colheres de sopa de picles picado grosseiramente 1/2 maçã verde cortada em tiras Castanhas de cajú grosseiramente picadas Lascas de parmesão 1/2 maço de cebolinha picada 2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de mostrarda dijon
4 colheres de sopa de coalhada seca
Pimenta e sal a gosto
Modo de preparar:
Misture todos os ingredientes e deixe marinando cerca de 30 minutos antes de servir. Muito bom para acompanhar seu grelhado!
E você, esta esperando o que? Um alimento completo, colorido, saudável e barato, motivos não faltam para incluir ervilha torta na sua alimentação. A sua saúde vai agradecer!
댓글